CONCURSO BRASILEIRO DA CERVEJA

Treta no Concurso Brasileiro de Cervejas

Você foi à premiação do 12º Concurso Brasileiro de Cervejas? Nem eu fui… mas vamos fazer um resumão para você!

Já adianto, a fonte é sempre a live da Pri Colares (A melhor cobertura sempre! Que força no braço! Siga ela no Instagram.

Vinculado ao Festival Brasileiro da Cerveja, que acontecerá em Blumenau, entre os dias 11 e 14/03. E já tem os seus vencedores. A premiação foi anunciada em um evento restrito a convidados. Eu achei um pouco silencioso este ano, sem grandes gritarias e comemorações…

RECORDES

O Concurso Brasileiro da Cerveja bateu vários recordes nesta edição. Foram 3285 rótulos de 146 estilos e 634 marcas diferentes. Para se ter uma ideia, em 2019 foram 505 marcas diferentes, o que demonstra a força do setor.

E para analisar isto tudo, um batalhão de 116 jurados.

COMO FUNCIONA A AVALIAÇÃO?

Para que haja a mais absoluta isenção no julgamento, cada jurado recebe os copos com números e com temperatura controlada. A avaliação é registrada on-line, usando como identificação de cada copo.

FESTIVA BRASILEIRO DA CERVEJA

Assim, é criando um ranqueamento que no final passa por uma rodada de jurados mais renomados, que indicam as medalhas e as “THE BEST OF SHOW”.

A divulgação é no dia 10 de Março, 2 dias após o termino da avaliação.

TRETA!

O mundo cervejeiro vive de tretas cíclicas. A ultima tinha sido a famosa camisa da Hering. Mas já superamos esta treta. Agora a treta é com a AMBEV e com a COLORADO.

Em um concurso com tantas cervejerias e com tantos estilos, justamente a gigante mundial foi o destaque. Veja…

Ambev não é querida por estas bandas. As outras grandes cervejarias tão pouco. Mas todo ano elas levam algumas medalhas. Normal.

Mas o ano de 2020 ficará marcado como o ano em que a AMBEV, com a Colorado, ficou no 3º lugar geral na categoria melhores cervejarias e ainda levou o “BEST OF SHOW”, com a COLORADO GUANABARA!

A reação foi imediata dos cervejeiros e amantes das cervejeiras artesanais. A principal reclamação é que grandes cervejarias, que impedem muitas vezes as pequenas e médias de crescerem, não poderiam participar destes concursos. Ou concorrer com as grandes não seria justo pois as cervejas enviadas para os concursos não são as mesmas que irão para as prateleiras dos supermercados!

Espera-se uma chuva de memes nos próximos dias. E com muitas figurinhas também, claro!

 

UMA REFLEXÃO PESSOAL

Longe de questionar a competência e a honestidade do concurso, a discussão é sobre a disparidade de recursos entre os competidores e se estas cervejas que foram premiadas chegarão com esta mesma qualidade ao consumidor final. Pois uma empresa deste porte tem recursos quase que ilimitados e pode fazer cervejas somente para concursos, com qualidade muito superior às que irão para as prateleiras. Seria justo?

 

ENTÃO VAMOS AO QUE INTERESSA!

 

MELHORES CERVEJARIAS:
1º lugar Cathedral
2º lugar Verace
3º lugar Colorado

MELHORES BREW PUBS:
1º lugar Salvador
2º lugar Balbúrdia
3º lugar Irmandade

THE BEST OF SHOW:
1º lugar Colorado
2º lugar Além Bier
3º lugar Bamberg

Bom, é isso aí, pois resumo é resumo. Iremos listar todas as premiadas em outro post!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *