produção cerveja artesanal cigana

Ciganos: como as cervejarias podem atendê-lo melhor

Se você é do meio cervejeiro, nem precisamos esclarecer o que é ser “cerveja cigana” ou, simplesmente, “cigano”.

Não tenho como comprovar, mas reza a lenda no meio cervejeiro artesanal que o termo foi inventado na Dinamarca por Mikkel Borg Bjergsø, dono da Mikkeller (excelente por sinal).  Parece que a ideia deu certo, pois ainda hoje é uma cerveja cigana e detalhe: é exportada para mais de 40 países!

A produção da cerveja cigana é uma verdadeira “mola propulsora” do mercado de cervejas artesanais.

Veja bem: viabiliza, por um lado, a produção em maior escala daquelas cervejas já testadas e aprovadas no âmbito da “cerveja caseira” e, por outro lado, viabiliza o investimento das “cervejarias produtoras” em equipamentos, instalações e quadro de funcionários especializados. Quando bem feita, esta parceria gera resultados positivos para todos.

Curiosos sobre a dinâmica do mercado cervejeiro e sobre as tendências deste mercado, criamos uma pesquisa com intuito de gerar “insights”/sacadas/percepções sobre o “mundo cigano”.

Já adiantamos que não é uma pesquisa científica e foi feita convidando cervejeiros, divulgando o link em grupos de whatsapp e nas nossas redes sociais. Agradecemos a todos os participantes e aos que deram dicas sobre alterações. Valeu demais!

 

Quais as nossas conclusões?

MERCADO TRANSITÓRIO

A primeira conclusão é a confirmação de que este mercado é transitório, ou seja, muitas cervejas ciganas atuais querem ter a própria fábrica e muitos cervejeiros caseiros ou que produzem em pequena escala, querem se tornar “ciganos” em breve. Ou seja, quem está dentro quer sair e quem está fora quer entrar… Veja:

  • 53,60% dos ciganos que responderam a pesquisa pretendem ter a sua própria cervejaria produtora nos próximos anos. Por outro lado, apenas 17,90% não pretendem deixar de serem ciganos.
  • Mas se muitos querem sair ao longo dos próximos anos, muitos querem entrar: 23,10% dos que participaram manifestaram desejo de tornarem a sua produção caseira em produção cigana.

A “produção cigana” impulsiona o mercado cervejeiro artesanal

Algumas conjecturas podem ser especuladas:

  1. Entre aqueles que querem deixar de serem ciganos, quais conseguirão realizar este planejamento em um Brasil tão complicado para o empreendedor? É uma tarefa para verdadeiros heróis!
  2. Saindo da condição de cigano, qual será o futuro destas cervejarias? Se tornarão “cervejarias produtoras” e receberão outros cervejeiros e suas cervejas ciganas, aumentando assim a concorrência entre as “cervejarias produtoras”? Se isto se confirmar, o preço da produção para o cigano será reduzido?
  3. Podemos esperar, portanto, investimentos contínuos nos próximos anos em equipamentos, instalações e formação de mão de obra especializada (um possível gargalo no futuro do setor).

CIGANOS PRODUZEM MUITOS ESTILOS

Alias, esta é uma característica do mercado cervejeiro artesanal . Cervejeiros, caseiros ou não, gostam de testar receitas, modificá-las, testar limites e, assim, criar. E isto acontece no âmbito da cerveja cigana também!

  • 57,20% dos ciganos fazem no mínimo 3 estilos (sendo que 41,10% produzem 4 estilos ou mais!). Como é de imaginar que alguns estilos são mais populares e vendem mais, é importante que a cervejaria produtora  tenha estrutura flexível para a produção em diferentes escalas.
cerveja cigana estilos

Produção de muitos estilos

PRODUÇÃO EM LITROS/MÊS DAS CERVEJARIAS CIGANAS

É um aspecto importante na parceria cervejaria produtora/cigano. Fazer um mínimo de litros por produção que atenda à capacidade do cigano de comercialização é um grande exercício de planejamento, cronograma e entendimento entre as partes.

Os cervejeiros ciganos que responderam a pesquisa afirmaram que 64,10% deles fazem mais de 500litros por mês sendo que 37,50% fazem mais de 1000litros.

Considerando que é comum entre as cervejarias produtoras a exigência de 500 litros por produção/estilo e que 41,10% dos ciganos fazem 4 estilos ou mais, podemos deduzir que os estilos não são produzidos com frequência mensal.

Isto é um desafio para o planejamento da produção do Cigano além de ter impacto na qualidade final do produto. E ainda gera o risco na parte comercial de ter cervejas se aproximando do vencimento nos pontos de venda…

cerveja artesanal cigana

Produção mensal em litros

Por outro lado, 21,40% dos ciganos produzem até 200litros por mês. São ciganos que produzem um estilo a cada dois ou três meses (considerando que a produção mínima da cervejaria produtora seja de 500 litros por produção/estilo).

Talvez haja aí uma oportunidade para as cervejarias produtoras de atenderem um mercado com um número maior de cervejeiros e, talvez, dispostos a pagar mais por produzirem menos litros mensais.

PRODUÇÃO ENGARRAFADA

Simplesmente 92,90% dos cervejeiros ciganos engarrafam alguma parte da produção, sendo que 53,60% engarrafam uma grande parte ou 100% da produção.  Portanto, a cervejaria produtora precisa ter engarrafadora.

Assim sendo, o cigano terá que produzir em uma cervejaria e envasar em outra, o que tornará a produção da cerveja cigana complicada e mais cara.

cerveja artesanal cigana garrafas

Facilidade para comercialização favorece a produção engarrafada

E veremos que ter a estrutura completa para a produção é um dos pontos que os ciganos mais valorizam na escolha do parceiro produtor.

A PRODUÇÃO É ENGARRAFADA MAS O RÓTULO É APLICADO MANUALMENTE!

Esta foi uma grande surpresa da pesquisa! Apesar de 92,10% dos ciganos engarrafarem, impressionantes  45,50% dos ciganos aplicam os rótulos manualmente!

Imagina a cena: ou aplicam os rótulos manualmente logo após o envase (ou antes) OU recebem as caixas e precisam abrir as caixas, retirar as garrafas, rotular e voltar para as caixas! Baita de um trabalho chato, demorado e de alto custo!

As cervejarias produtoras precisam resolver este problema rapidamente para que o cigano não “sofra” tanto assim!

cerveja artesanal cigana rotuladora rotuladeira

Um grande gargalo que pode ser resolvido com um pequeno investimento!

Lembrando que fazemos rótulos para serem aplicados em rotuladoras com o minimo de 500 unids (solicite um orçamento aqui) e que há no mercado rotuladoras manuais, sendo que a nossa rotuladora manual aplica até 600 rótulos por hora (veja o vídeo aqui).

DESAFIOS DAS CERVEJARIAS PRODUTORAS

Fizemos perguntas sobre a importância da LOCALIZAÇÃO, CUSTO, ESTRUTURA E SOBRE O MESTRE-CERVEJEIRO DA CERVEJARIA PRODUTORA.

Apesar de haver outras aspectos que os ciganos possam julgar fundamentais, chama a atenção a nível de exigência dos ciganos. Querem ter acesso simplesmente à MELHOR LOCALIZAÇÃO, MENOR CUSTO, MELHOR ESTRUTURA E AO MELHOR MESTRE CERVEJEIRO. Só isto!rsrs

E se o mercado continuar crescendo, novas cervejarias produtoras surgirão. O mercado tende a ser muito competitivo nos próximos anos.

cerveja artesanal cigana importância

Achou pouco?

Sobre a “localização” podemos deduzir que é a facilidade de ir à cervejaria produtora e participar da produção.

Vale lembrar que muitos ainda possuem outras ocupações e tratam a produção da cerveja como um “plano b” ou como um negócio ainda embrionário.

A  valorização da estrutura pelo cigano pode ser interpretada como equipamentos e instalações físicas. Lembrando que a rotulagem é um problema sério e que precisa ser resolvido pela cervejaria produtora.

Como não era a nossa intenção, mas poderá ser nas próximas pesquisas, definir qual é o aspecto mais importante, fica a dica para as cervejarias produtoras: tem que oferecer o melhor em todos os aspectos para os cervejeiros ciganos. E se considerar que este mercado deverá ter um aumento considerável de concorrentes nos próximos anos… bem, #ficaadica!

SATISFAÇÃO

No geral, 57,10% dos ciganos dão notas altas neste quesito. Veja o gráfico.

cerveja cigana

Parcerias que funcionam

QUER FALAR DIRETAMENTE COMIGO?

 

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAMOS PELO WHATSAPP!

 

SOLICITE ORÇAMENTO AGORA!

 

Quer fazer um orçamento de rótulos? CLIQUE AQUI!

 

JÁ CONHECE A ROTULADORA MANUAL MAIS VENDIDA NO BRASIL?

 

CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO!

aplicar rótulos

Rotuladora ou Rotuladeira Manual

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *